Você está visualizando atualmente TRT-1 Nega Reintegração por Falta de Prova de Dispensa Discriminatória

TRT-1 Nega Reintegração por Falta de Prova de Dispensa Discriminatória

  • Comentários do post:1 Comentário

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) negou a reintegração a um trabalhador que não conseguiu comprovar que sua dispensa foi discriminatória. Os desembargadores acompanharam, por unanimidade, o voto da relatora, a juíza convocada Márcia Regina Leal Campos, entendendo que não ficou evidenciada a relação entre a dispensa e a doença.

Na notícia acima, um mecânico de refrigeração teve negado na Justiça do Trabalho seu pedido de reintegração ao emprego, alegando que sua dispensa foi discriminatória em razão de um câncer. O pleito não foi acolhido no primeiro grau e, posteriormente, no segundo grau, quando o trabalhador recorreu da decisão. Os desembargadores da 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) acompanharam, por unanimidade, o voto da relatora, a juíza convocada Márcia Regina Leal Campos, entendendo que não ficou evidenciada a relação entre a dispensa e a doença.

A dispensa discriminatória se dá, por presunção da Súmula 443 do Tribunal Superior do Trabalho, quando a demissão de um empregado portador de uma doença grave que suscite estigma ou preconceito é motivada por discriminação, onde pode gerar o direito à reintegração no emprego ou à indenização por dano moral.

Mencionada súmula estabelece presunção de que a dispensa desses empregados é motivada por preconceito e não por razões técnicas, econômicas ou disciplinares. Com isso, cabe à empresa provar que a demissão não teve relação com a doença do empregado, caso contrário, o ato será considerado inválido e o empregado terá direito à reintegração no emprego, ou seja, à volta ao seu posto de trabalho nas mesmas condições anteriores.

Não há uma lista fechada com as doenças em que a dispensa pode ser considerada como discriminatória, porém, com base na jurisprudência do TST e dos tribunais regionais do trabalho, verificamos doenças como as mais comuns nesse contexto, como o vírus HIV, o câncer, a hepatite, a tuberculose, o alcoolismo, depressão, esquizofrenia, epilepsia, diabetes, obesidade mórbida, lúpus, hanseníase, entre outras.

Sua empresa possui uma rotina de demissões preventivas e sabe como proceder nos diferentes tipos de demissões? A Palatnic & Pacheco Sociedade de Advogados possui suporte jurídico especializado em Direito e Processo do Trabalho. Entre em contato através dos veículos de comunicação aqui disponibilizados para mais informações e evite reversões de dispensas na Justiça do Trabalho, bem como aumento do passivo trabalhista na empresa.

Este post tem um comentário

  1. create binance account

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe um comentário